quarta-feira, 22 de maio de 2013

CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL



Buscar sustentabilidade meio a economia vigente no planeta se tornou um dos maiores desafios no que diz respeito ao consumo.
A população do mundo já passa dos 7 bilhões de habitantes, o que acarreta, evidentemente, um consumo cada vez maior. A matemática com relação a esse assunto não é tão simples como parece. Nós não desperdiçamos apenas o que consumimos, mas o que ainda vamos consumir, o que nos leva a multiplicar, ao invés de somar essa degradação dos recursos naturais.
O quadro pode ser revertido ou pelo menos amenizado com pequenos atos no nosso dia-a-dia através de escolhas simples. Logicamente que não deixaremos de consumir, mas podemos fazer isso de maneira consciente e sustentável.
No entanto, apesar de grandes avanços na mudança de consciência com relação a isso, ainda é muito pouco o que tem se feito. A falta de políticas públicas voltadas para a expansão desta consciência ecológica tem sido um agravante, as iniciativas isoladas não são suficientes para que comecemos a sanar o exposto.
Deve partir de cada cidadão fazer sua parte, além de cobrar ações do poder público que viabilizem a integração da sociedade dentro do contexto ambiental. Portanto, assumir a postura de consumistas sustentáveis implicará mudanças de hábitos, conseqüentemente uma melhor qualidade de vida.


Ricardo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário